Gênero: Power Metal
SOBRE O ÁLBUM:
A menos que você estivesse rastejando em trincheiras lamacentas nas últimas duas décadas, com certeza você foi exposto ao majestoso poder de fogo do gigante do Power Metal, e amante da história, SABATON. Desde o início, esses poderosos suecos vêm conquistando campo de batalha após campo de batalha com o seu heavy metal explosivo e praticamente já fez tudo o que qualquer banda sempre sonhou: Disco de ouro e platina? Feito. Se apresentar na frente de multidões nos maiores festivais europeus? Feito. Turnês recorrendo o mundo inteiro, incluindo Austrália e Ásia? Feito. Mas, apesar dessas realizações inesquecíveis, o SABATON nunca foi uma tropa que gosta de viver no passado. Para eles o único aceitável é marchar sem medo para os próximos e desconhecidos desafios e batalhas.
Enquanto você lê estas linhas, o SABATON está comemorando o seu vigésimo aniversário dentro do front e qual seria a maneira mais apropriada para celebrar este incrível marco? Naturalmente, há apenas um jeito: lançar um novo álbum, o nono na carreira da banda. "O título da nossa nova obra prima é ?The Great War? [A Grande Guerra]", diz o baixista e letrista do SABATON Pär Sundström. E acrescenta: "Dentro de uma rica jornada musical e lírica, mergulhamos na atmosfera sombria e sangrenta da Primeira Guerra Mundial. Essa guerra frenética sacudiu todo o planeta entre os anos 1914 e 1918 e teve consequências devastadoras que ainda ecoam nos dias de hoje. A Primeira Guerra Mundial também deveria ser a guerra para acabar com todas as guerras. Bem, hoje, infelizmente sabemos um pouco mais...".
Se você está familiarizado com os épicos sons do SABATON, sabe que eles não são estranhos ao estilo alegre e pegajoso do Heavy Metal então, não se preocupe pois "The Great War" leva o som a um outro nível sem esquecer as principais influênicas. "O contraste entre a brutalidade da impiedosa guerra e os diversos tipos de sacrifícios heroicos feitos pelos seres humanos está refletido nas faixas seminais, tanto nas composições quanto nas letras", afirma Sundström.
E mais uma vez, a montanha-russa musical do SABATON foi idealizada pelo vocalista e letrista Joakim Brodén: "Talvez não seja necessário afirmar isto, mas em cada um dos nossos álbuns, eu estou procurando que seja o melhor álbum que já fizemos. Por causa disso, o processo de escrita é sempre imensamente emocional e desafiador, mas também extremamente recompensador. E consome muito tempo... Eu estou sempre conferindo praticamente tudo com o objetivo de criar o mais fascinante Heavy Metal feito pelo SABATON".
Com "The Great War", a banda foi capaz de combinar dois elementos muito importantes: aqui e ali, eles invadem territórios mais familiares, mas apenas para invadir zonas intocadas no momento seguinte. "?The Great War? é 100% um álbum do SABATON, mas, dito isto, nós também estamos levando o ouvinte para um passeio selvagem com várias reviravoltas", sorri Brodén.
"The Great War" pode se tornar a última peça do quebra-cabeça para o SABATON conseguir dominar totalmente a cena Heavy Metal mundial. Mas, no final, qual é realmente o principal objetivo da banda para com este álbum? Brodén responde sem hesitar: "Fazer o mais fodido e incrível álbum do SABATON, que ficará na história da música mais pesada".
Ok rapazes... Alvo travado, míssil disparado e missão cumprida!
TRACK LIST
1. The Future Of Warfare
2. Seven Pillars Of Wisdom
3. 82nd All The Way
4. The Attack Of The Dead Men
5. Devil Dogs
6. The Red Baron
7. Great War
8. A Ghost In The Trenches
9. Fields Of Verdun
10. The End Of The War To End All Wars
11. In Flanders Fields
Visita à banda em: www.sabaton.net www.facebook.com/sabaton